Projecto da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) que visa mobilizar a comunidade em torno de dois grandes objectivos: sensibilizar para a prevenção do cancro e angariação de fundos para esta causa. Vamos Celebrar a vida, Recordar os que partiram vítimas desta doença, Lutar para que se encontre a cura e que todos sejamos sobreviventes.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

TESTEMUNHO – Helena Toste Silva

Estou aqui a dar o meu testemunho como uma forma de dar coragem a todos aqueles que passam por aquilo que eu passei.
Em Julho de 1999, aos 45 anos, quando me sentia na flor de idade, cheia de energia e planos, foi-me diagnosticado um carcinoma na mama esquerda. As primeiras horas e até dias, após ter conhecimento da notícia, pelo meu médico pessoal Dr. Joaquim Vieira, foram muito dolorosas e desesperantes, tudo parecia que tinha acabado para mim, pois infelizmente, nessa altura ainda tinha a ideia de que cancro era sinónimo de morte, mas não, com a ajuda inestimável do meu marido e dos meus filhos, bem como de muitos amigos e toda a família, colegas de trabalho, testemunho de amigos que haviam passado pela mesma experiencia consegui perceber que a vida tinha que continuar, talvez com algumas dificuldades físicas, mas era isso que eles esperavam de mim.
Foi com todo esse apoio e força transmitida, que consegui reagir e lutar pela vida. Assim comecei por fazer uma mastectomia radical, seguida de quimioterapia e radioterapia, complementada até hoje com outras medicações. Foram anos muito difíceis tanto para mim como para todos que me acompanharam nesta caminhada, mas valeu a pena, hoje sinto-me feliz, realizada e cheia de vida e planos, digo a brincar que me tornei uma mulher com garantia de vida de um ano, pois é esse o período que medeia os meus exames de rotina.
O meu lema é viver a vida dia a dia, ser feliz e ajudar os que de mim precisam.
Façam com eu, não baixem os braços, não desistam, pois vale a pena lutar pela vida, através de tratamentos e tudo o que for preciso. A vida continua.

Sem comentários:

Enviar um comentário