Projecto da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) que visa mobilizar a comunidade em torno de dois grandes objectivos: sensibilizar para a prevenção do cancro e angariação de fundos para esta causa. Vamos Celebrar a vida, Recordar os que partiram vítimas desta doença, Lutar para que se encontre a cura e que todos sejamos sobreviventes.

sábado, 16 de junho de 2012

“Conferência sobre sobreviventes de cancro” reuniu perto de 400 pessoas

Temática foi debatida pela primeira vez em Portugal e resultou na confirmação da isenção do pagamento de taxas moderadoras aos sobreviventes de cancro, por parte do Ministro da Saúde, Paulo Macedo.

No passado dia 28 de maio, decorreu na Fundação Calouste Gulbenkian a “Conferência Sobre Sobreviventes de Cancro”, uma organização da Liga Portuguesa Contra o Cancro, em parceria com o Centro de Direito Biomédico da Universidade de Coimbra.

Reunidos no auditório cheio da Fundação Calouste Gulbenkian, doentes, médicos e juristas discutiram as condições de acesso aos cuidados de saúde dos sobreviventes, o papel das juntas médicas nas declarações de incapacidades, a fertilidade, as relações laborais e o relacionamento com a banca e com os seguros.

Os anúncios feitos na ocasião pelo Ministro da Saúde, Paulo Macedo, da isenção do pagamento de taxas moderadoras aos sobreviventes de cancro e a disponibilidade anunciada pela Ministra da Justiça, Paula Teixeira da Cruz, em impedir a estigmatização dos doentes que sobrevivem a doenças oncológicas são já resultado desta discussão pioneira em Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário