Projecto da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) que visa mobilizar a comunidade em torno de dois grandes objectivos: sensibilizar para a prevenção do cancro e angariação de fundos para esta causa. Vamos Celebrar a vida, Recordar os que partiram vítimas desta doença, Lutar para que se encontre a cura e que todos sejamos sobreviventes.

domingo, 15 de maio de 2011

Testemunho - Primeiro Sargento Carlos Bentes

Minhas Senhoras e meus Senhores

Como 1º Sargento músico, pertenço a esta grande família militar. E porque não reafirmar que de uma verdadeira família se trata, pois nesta minha batalha contra a doença, senti em todos o apoio, a solidariedade e a Amizade.

É verdade, podem dizê-lo que o apoio, a solidariedade e a Amizade não curam, mas são essenciais ao reavivar da fé e da esperança que em cada dia têm que ser renovadas.

Considero hoje equilibrado o jogo de forças que inicialmente parecia desigual, com desvantagem para mim. Mas o tempo, o crer e os Camaradas, os Amigos e a Família, foram os verdadeiros aliados, sem os quais esta batalha estaria irremediavelmente perdida.

Hoje e perante todos, pareceu-me importante, nesta muito breve mas sentida mensagem, dar o testemunho da doença na primeira pessoa. Trata-se ainda de um percurso longe do fim, pois sei que terei que montar um PO/PE, isto é em linguagem militar, um Posto de Observação e Escuta permanente. Tratando-se de uma batalha, estão arredadas palavras como fácil e agradável. Tratando-se de uma batalha, requer-se o espírito de sacrifício próprio de uma luta assimétrica, em que o inimigo, neste caso a doença, utiliza técnicas de guerrilha. Assim é necessário que desde o princípio se passe a uma situação de resistência de forma a enfraquecer o seu potencial.

Considero também muito significativo dar-vos também conta da humanização de todo o acto médico, da atenção, da amabilidade e do sentimento de respeito com que sempre fui tratado por todos os profissionais da saúde que diariamente e fazendo parte daquele mesma resistência, lutam a nosso lado e por vezes, nos empurram para lutar, talvez ainda o mais importante.

Para que esta batalha possa continuar a acontecer, para que não se vislumbre a quebra do ímpeto e do ritmo das nossas forças, e porque os equipamentos de diagnóstico e tratamento têm custos de aquisição, de operabilidade e manutenção elevadíssimos, é inquestionável que a liga possa continuar a contar com todo o nosso apoio.

Uma das formas que sugiro, talvez a mais fácil, a contribuição através da Declaração de Rendimentos.

Ao preencher a declaração de IRS, indicar o número de contribuinte da Liga (NIF)
- 500 967 768 – no quadro 9 do anexo H.

De uma forma simples e sem qualquer encargo para todos nós, a consignação de 0,5% do nosso IRS será destinado pelo estado à Liga e assim podemos, todos nós, contribuir para o desenvolvimento de programas de educação para a saúde, diagnóstico precoce do cancro, apoio ao doente oncológico e a investigação científica em oncologia.

No campo de batalha, como na vida, aliás, mais sensato seria mesmo dizer, importa sempre reconhecer e agradecer a vida.

Gostaria por isso de terminar com alguns agradecimentos, à minha família, à outra minha família militar de quem destaco o Exmo Senhor Comandante da Zona Militar da Madeira, Major General Tiago de Vasconcelos e o Maestro e Chefe da Banda Militar, Sargento Chefe Jorge Dias.

Hoje mais importante que partilhar o passado, importa renovar e mensagem de esperança, esta será tanto mais realidade quanto mais cedo passarmos à resistência, sendo que esta opção, nos obriga a uma luta até ao fim. O fim…bom, o fim é o futuro, o amanhã que começa agora, e…quem quiser ficar que fique, pois a malta continua.

E eu vou continuar
Até breve
Até sempre

Muito bem hajam pela vossa atenção.

Sem comentários:

Enviar um comentário