Projecto da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) que visa mobilizar a comunidade em torno de dois grandes objectivos: sensibilizar para a prevenção do cancro e angariação de fundos para esta causa. Vamos Celebrar a vida, Recordar os que partiram vítimas desta doença, Lutar para que se encontre a cura e que todos sejamos sobreviventes.

sábado, 12 de março de 2011

“Um dia pela vida” chega a Machico

Projecto sensibiliza para a luta contra o cancro

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) e a Junta de Freguesia de Machico divulgaram, ontem, às entidades locais o projecto “Um dia pela vida” em Machico, que decorreu no auditório do Forum Machico. Esta é uma iniciativa integrada no programa internacional da American Cancer Society com o objectivo de informar, educar e angariar fundos para os programas de prevenção e rastreio da LPCC.
De acordo com a coordenadora regional da LPCC, Isabel Aguiar, «este projecto é semelhante ao que aconteceu há dois anos no Funchal e é uma maneira de colocar a sociedade a lutar contra o cancro através de várias iniciativas divertidas, formando equipas de sensibilização com a ajuda de médicos e enfermeiros». Até 22 de Maio o concelho de Machico, bem como noutros pontos da ilha serão feitas acções de sensibilização e iniciativas para angariação de fundos, como a caminhada contra o cancro que irá durar 24 horas.
Ricardo Sousa, presidente da Junta de Freguesia de Machico e também responsável pela iniciativa explicou que além de divulgar a luta contra o cancro, as iniciativas têm por objectivo «o de angariar fundos para esta causa, visto que infelizmente é uma doença que está a alastrar muito e há pessoas que necessitam de auxílio e, felizmente, que a LPCC tem dado esse apoio dentro do possível».
O médico Joaquim Vieira foi um dos oradores ontem convidados e alertou para a necessidade da prevenção do cancro da mama, uma das patologias oncológicas que afecta muitas mulheres e alguns homens.
De salientar que este projecto pode ser acompanhado através do blog http://umdiapelavida-machico.blogspot.com/.

Marília Dantas

Sem comentários:

Enviar um comentário