Projecto da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) que visa mobilizar a comunidade em torno de dois grandes objectivos: sensibilizar para a prevenção do cancro e angariação de fundos para esta causa. Vamos Celebrar a vida, Recordar os que partiram vítimas desta doença, Lutar para que se encontre a cura e que todos sejamos sobreviventes.

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

_PARTICIPAR É FÁCIL!_

  • Forme uma equipa entre 8 e 20 elementos;
  • Escolha um "Capitão" e um "Sub-Capitão" de Equipa;
  • Escolha o nome da Equipa;
  • Cada elemento contribui com 10 € e recebe uma "t-shirt" oficial para usar na Festa de Encerramento.
Dê asas à sua imaginação ! As possibilidades são infinitas!
Organize: campeonatos de futebol, passeios, feiras de artesanato, jantares, bailes, venda de doces, teatro...
Estaremos disponíveis para ajudá-lo. Contacte-nos!
email: lpcc25anosmachico@gmail.com
Tlm: 961320102 (Ricardo Sousa)

_Um Dia Pela Vida_

Um Dia Pela Vida é um evento organizado pela Liga Portuguesa Contra o Cancro no âmbito do programa internacional Relay for Life da American Cancer Society. Tem como principais objectivos:
  • Mudar a atitude da comunidade face à doença - cancro não é necessariamente Morte!
  • Educar e Informar. A Prevenção é o caminho para a cura
  • Angariar fundos para os programas de prevenção e actividades da Liga Portuguesa Contra o Cancro.
Trata-se de um projecto de comunidade que culmina com a grande festa de Encerramento. O Um Dia Pela Vida desenrola-se numa atmosfera de festa com espectáculos, música, jogos e outras actividades paralelas. Grupos de pessoas participam numa caminhada simbólica ao longo de um percurso que significa não só os passos do doente oncológico após lhe ter sido diagnosticada a doença, como também o empenho de todos na luta contra o cancro.
Uma vez que o Um Dia Pela Vida é acima de tudo uma reunião da comunidade e não uma prova desportiva, todos podem participar. Família, amigos, grupos profissionais, colectividades etc., partilhando todos os mesmos objectivos: o acompanhar o doente oncológico e apoiar a missão da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

Em Portugal o Um Dia Pela Vida teve o seu início na vila de Coruche em 2005 e desde então já teve lugar em Mértola, Azeitão, Lamego, Ponte de Lima, Redondo, Elvas, Caldas da Rainha, Trofa, Seia, Almeirim, Moura e Alcácer do Sal, Castelo Branco, Guimarães, Funchal, Benavente, Abrantes, Portalegre, Maia e em Viana do Castelo. Todos foram um enorme sucesso em termos de adesão das comunidades a esta causa que é a Luta Contra o Cancro.
Em resumo, o Um Dia Pela Vida incluirá Prevenção, Comunidade, Angariação de fundos e Muito Divertimento. Um Dia Pela Vida representa a esperança de que os que foram levados pelo cancro não serão esquecidos, que aqueles que estão a lutar contra o cancro serão apoiados e que um dia o Cancro será vencido.

In http://www.ligacontracancro.pt/gca/index.php?id=155

Para informações contactar:

domingo, 30 de janeiro de 2011

_Um dia pela vida_

Um Dia Pela Vida é um evento organizado pela Liga Portuguesa Contra o Cancro no âmbito de um programa internacional promovido pela American Cancer Society.


Um dia Pela Vida celebra a vida na vitória contra o cancro por parte daqueles que sobreviveram à doença e a coragem dos doentes que ainda estão a travar essa luta. Um dia Pela Vida permite informar, educar e apoiar as comunidades locais e angariar fundos para os programas de prevenção e actividades da Liga Portuguesa Contra o Cancro. Um dia Pela Vida desenrola-se numa atmosfera de festa, com espectáculos, música, jogos e outras actividades paralelas. Equipas compostas por cerca de dez pessoas ou mais, acampam no recinto escolhido e participam por turnos numa caminhada simbólica à volta da pista ou caminho, que representa o empenho constante de todos na luta contra o cancro. Um dia Pela Vida começa de manhã e termina depois do anoitecer. Durante o evento, cada equipa tem sempre um ou mais dos seus membros presentes na pista.
Uma vez que Um dia Pela Vida é acima de tudo uma reunião de comunidade e não uma prova desportiva, todas as pessoas podem participar. As equipas são formadas dentro de clubes, famílias, amigos, hospitais, igrejas, escolas, organizações comunitárias ou colegas de trabalho. Os membros da equipa partilham um objectivo comum – apoiar a missão da Liga Portuguesa Contra o Cancro.
Um dos momentos altos é a cerimónia das luminárias: ao crepúsculo a pista será iluminada por centenas de velas, colocadas dentro de recipientes decorados com mensagens pessoais de quem as ofereceu ou com o nome da pessoa a quem são dedicadas.
Um dos objectivos da Liga Portuguesa Contra o Cancro é conseguir uma grande adesão dos jovens, quer em termos de participação com equipas quer na sua presença no dia do evento. Para isso será fundamental o apoio das Escolas no incentivo à formação de equipas, tendo cada equipa obrigatoriamente 1 adulto por cada 10 crianças, ou seja um familiar ou professor a capitanear a equipa.
Hoje em dia é cada vez mais importante que os jovens adiram a este tipo de iniciativas, pois é um problema que toca a muitas famílias. É preciso aconselhar os jovens no sentido que é preciso ter consciência que é na juventude que se evita o cancro do adulto. Muitas situações, sol, bebidas alcoólicas, tabaco podem ser evitadas. Para os jovens, o cancro é para os outros, só vêm os problemas imediatos. É preciso pois sensibilizar os jovens, porque aquilo que fazemos na nossa vida vai-se reflectir na nossa saúde futura. O cancro, infelizmente não depende apenas dos comportamentos, Mas o conselho é fundamental, a prevenção é fundamental. Os próprios jovens podem servir como instrumento de prevenção para os Pais menos informados.
Em resumo, Um dia Pela Vida incluirá prevenção, comunidade, angariação de fundos e muito divertimento! Um dia Pela Vida representa a esperança de que aqueles que foram levados pelo cancro não serão esquecidos, que aqueles que estão a combater o cancro serão apoiados e que um dia o cancro será vencido.
Todos podemos andar, todos podemos correr PELA VIDA! Um dia Pela Vida (UDPV) da Liga Portuguesa Contra o Cancro é um projecto realizado em comunidades pequenas com a duração de três (3) meses (Março, Abril e Maio) e que tem três objectivos principais: