Projecto da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) que visa mobilizar a comunidade em torno de dois grandes objectivos: sensibilizar para a prevenção do cancro e angariação de fundos para esta causa. Vamos Celebrar a vida, Recordar os que partiram vítimas desta doença, Lutar para que se encontre a cura e que todos sejamos sobreviventes.

domingo, 29 de abril de 2012

O projecto UM DIA PELA VIDA apresenta-se em MACHICO


Chama-se “Um Dia Pela Vida” ao grande projecto solidário da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) que nos próximos meses vai mobilizar famílias, amigos, grupos profissionais e colectividades por todo o concelho de Machico, Santa Cruz, Funchal, Câmara de Lobos e Porto Santo na luta contra o cancro.

A sessão de Apresentação e Lançamento decorre no próximo dia 18 de Maio, sexta-feira, pelas 15h:00min, no Auditório do Fórum Machico. Toda a população é convidada a estar presente na primeira iniciativa pública de “Um Dia Pela Vida” onde, para além da apresentação do projecto e dos responsáveis locais, decorre uma acção de sensibilização para a doença oncológica com a realização de um colóquio médico que conta com a presença de Carlos Freire de Oliveira, Presidente da LPCC, e será seguido de um momento de convívio.

“Um Dia Pela Vida” representa a esperança de que aqueles que foram levados pelo cancro não serão esquecidos, que aqueles que estão a combater o cancro serão apoiados e que um dia o cancro será vencido!

“Um Dia Pela Vida” é uma iniciativa da Liga Portuguesa Contra o Cancro no âmbito de um programa internacional da American Cancer Society. Tem como principais objectivos informar, educar e angariar fundos para o apoio social ao doente oncológico e família, os programas de prevenção e rastreio da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

Em Portugal o projecto teve o seu início na vila de Coruche em 2005 e desde então já percorreu todo o país, sempre com resultados impressionantes na mobilização das pessoas e instituições na luta comum Contra o Cancro. Machico é a 38.ª localidade a receber “Um Dia Pela Vida” e a expectativa de ultrapassar o impacto das edições anteriores é muito elevada.

A grande festa final será em Machico, 6/7 de Outubro de 2012.

O projecto, com uma forte componente de intervenção comunitária e transversal a toda a sociedade, arranca formalmente no dia 25 de Fevereiro e termina no dia 26 de Maio, com a Sessão de Encerramento que vai ser uma grande festa em Machico, onde todos os envolvidos vão participar juntamente com grupos e artistas locais.

Os interessados em aderir a esta causa — que já está a causar grande entusiasmo e apoio da comunidade — podem fazê-lo contactando a comissão local, através do e-mail: lpcc25anosmachico@gmail.com.


PROGRAMA

18 de Maio, sexta-feira, 15h:00min
Auditório do Fórum Machico

Hino do Projecto “Um dia pela vida”
Tuna da Universidade Sénior de Machico

Vídeo dos 70 Anos da Liga Portuguesa Contra o Cancro
Isabel Veiga França
Núcleo Regional da Madeira da Liga Portuguesa Contra o Cancro

Vídeo de boas vindas do Projecto “Um dia pela Vida”
Machico, Santa Cruz, Funchal, Câmara de Lobos e Porto Santo

Eng.º António Olim
Presidente da Câmara Municipal de Machico

Cancro
Dr.ª Marla Vieira

Vencedora e Voluntária
Helena Toste

UM DIA PELA VIDA
Dr. Ricardo Sousa
Coordenador regional do Projecto “Um dia pela Vida”

CONVÍVIO/INSCRIÇÃO DE EQUIPAS

domingo, 8 de abril de 2012

Utentes aplaudem decisão de pagar deslocações a quem necessite de cuidados frequentes

O secretário de Estado da Saúde anunciou que o Estado vai custear as deslocações de doentes que necessitem de cuidados frequentes, uma medida considerada “justa”, nesta sexta-feira, pelo Movimento de Utentes dos Serviços de Saúde.

Até agora, o transporte gratuito só era garantido aos doentes com critério clínico (como sofrer de um cancro) ou com um rendimento mensal inferior a 628,5 euros.

Em declarações ao semanário Expresso, o secretário de Estado da Saúde, Manuel Teixeira, revelou que a nova regra deverá ser aprovada dentro de duas semanas, faltando agora definir o número mínimo de consultas e de tratamentos necessários para se ter acesso à isenção no transporte.

“Com esta medida introduzimos um terceiro pilar no transporte gratuito de doentes não urgentes: os cuidados programados e continuados, permitindo que o estrato da população que não cumpre o critério económico mas que necessita de tratamentos frequentes também tenha acesso a transporte gratuito”, explicou Manuel Teixeira.

Manuel Teixeira deu um exemplo ao jornal: “Uma pessoa que aufere mensalmente perto de 700 euros não tem direito à isenção, mas acaba por tem uma factura elevada com o transporte se tiver muitas consultas ou sessões de fisioterapia”.

Contactado pela agência Lusa, Carlos Braga, do Movimento de Utentes dos Serviços de Saúde, afirmou que é uma “boa medida”, que irá repor “alguma justiça” nesta área.

“É um reconhecimento de que efectivamente aquela medida que tinha sido tomada no sentido de eliminar o pagamento de um conjunto de transportes a pessoas que dele necessitavam” era injusta, comentou.

Para Carlos Braga, esta medida é “reconhecimento desse erro e pode vir a repor direitos que tinham sido retirados aos doentes de uma forma imposta e injusta”. Por outro lado, adiantou, a medida poderá permitir retomar os tratamentos aos doentes que os deixaram de fazer por dificuldades financeiras para suportar os custos das deslocações.

“Achamos que esta é uma situação que pode resolver muitos casos que se vinham a verificar de pessoas que não recorriam aos serviços de saúde”, sustentou.

in http://www.publico.pt/Sociedade/utentes-aplaudem-decisao-de-pagar-deslocacoes-a-quem-necessite-de-cuidados-frequentes-1541066