Projecto da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) que visa mobilizar a comunidade em torno de dois grandes objectivos: sensibilizar para a prevenção do cancro e angariação de fundos para esta causa. Vamos Celebrar a vida, Recordar os que partiram vítimas desta doença, Lutar para que se encontre a cura e que todos sejamos sobreviventes.

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Próxima reunião do Projecto "Um dia pela vida" - Freguesia do Porto da Cruz

Caros,

a próxima reunião do Projecto "Um dia pela vida" ocorrerá na sede da Associação Flores de Maio - Porto da Cruz, no dia 3 de Março de 2011, pelas 19h:00min. Todos podem participar na reunião!

Contamos com a participação de TODOS! Inscrevam-se! Formem equipas!

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

TESTEMUNHO – Helena Toste Silva

Estou aqui a dar o meu testemunho como uma forma de dar coragem a todos aqueles que passam por aquilo que eu passei.
Em Julho de 1999, aos 45 anos, quando me sentia na flor de idade, cheia de energia e planos, foi-me diagnosticado um carcinoma na mama esquerda. As primeiras horas e até dias, após ter conhecimento da notícia, pelo meu médico pessoal Dr. Joaquim Vieira, foram muito dolorosas e desesperantes, tudo parecia que tinha acabado para mim, pois infelizmente, nessa altura ainda tinha a ideia de que cancro era sinónimo de morte, mas não, com a ajuda inestimável do meu marido e dos meus filhos, bem como de muitos amigos e toda a família, colegas de trabalho, testemunho de amigos que haviam passado pela mesma experiencia consegui perceber que a vida tinha que continuar, talvez com algumas dificuldades físicas, mas era isso que eles esperavam de mim.
Foi com todo esse apoio e força transmitida, que consegui reagir e lutar pela vida. Assim comecei por fazer uma mastectomia radical, seguida de quimioterapia e radioterapia, complementada até hoje com outras medicações. Foram anos muito difíceis tanto para mim como para todos que me acompanharam nesta caminhada, mas valeu a pena, hoje sinto-me feliz, realizada e cheia de vida e planos, digo a brincar que me tornei uma mulher com garantia de vida de um ano, pois é esse o período que medeia os meus exames de rotina.
O meu lema é viver a vida dia a dia, ser feliz e ajudar os que de mim precisam.
Façam com eu, não baixem os braços, não desistam, pois vale a pena lutar pela vida, através de tratamentos e tudo o que for preciso. A vida continua.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Um Dia Pela Vida

O Um Dia Pela Vida é um evento organizado pela Liga Portuguesa Contra o Cancro no âmbito do programa internacional Relay for Life da American Cancer Society. Tem como principais objectivos:
  • Mudar a atitude da comunidade face à doença - cancro não é necessariamente Morte!
  • Educar e Informar. A Prevenção é o caminho para a cura
  • Angariar fundos para os programas de prevenção e actividades da Liga Portuguesa Contra o Cancro.
Trata-se de um projecto de comunidade que culmina com a grande festa de Encerramento. O Um Dia Pela Vida desenrola-se numa atmosfera de festa com espectáculos, música, jogos e outras actividades paralelas. Grupos de pessoas participam numa caminhada simbólica ao longo de um percurso que significa não só os passos do doente oncológico após lhe ter sido diagnosticada a doença, como também o empenho de todos na luta contra o cancro.
Uma vez que o Um Dia Pela Vida é acima de tudo uma reunião da comunidade e não uma prova desportiva, todos podem participar. Família, amigos, grupos profissionais, colectividades etc., partilhando todos os mesmos objectivos: o acompanhar o doente oncológico e apoiar a missão da Liga Portuguesa Contra o Cancro.
Em Portugal o Um Dia Pela Vida teve o seu início na vila de Coruche em 2005 e desde então já teve lugar em Mértola, Azeitão, Lamego, Ponte de Lima, Redondo, Elvas, Caldas da Rainha, Trofa, Seia, Almeirim, Moura e Alcácer do Sal, Castelo Branco, Guimarães, Funchal, Benavente, Abrantes, Portalegre, Maia e em Viana do Castelo. Todos foram um enorme sucesso em termos de adesão das comunidades a esta causa que é a Luta Contra o Cancro.
Em resumo, o Um Dia Pela Vida incluirá Prevenção, Comunidade, Angariação de fundos e Muito Divertimento. Um Dia Pela Vida representa a esperança de que os que foram levados pelo cancro não serão esquecidos, que aqueles que estão a lutar contra o cancro serão apoiados e que um dia o Cancro será vencido.
Para informações contactar:
  • Núcleo Regional do Norte da LPCC: 910 350 817 / 225 492 423
  • Núcleo Regional do Centro da LPCC: 918 539 741 / 239 487 490
  • Núcleo Regional do Sul da LPCC: 961 953 923 / 217 264 299
  • Núcleo Regional da Madeira da LPCC: 938 435731 / 291 236 597

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Mulheres são as maiores utilizadoras e o cancro da mama é o que suscita mais dúvidas

No Dia Mundial da Luta Contra o Cancro, a Linha Cancro assinala três anos de existência.

Três quartos dos utentes da Linha Cancro são mulheres e os tipos de patologia directamente indexados ao sexo feminino representam 33,7% das chamadas: cancro da mama (30%) e cancro do colo do útero (3,7%). No dia do aniversário da Linha Cancro, a Liga Portuguesa Contra o Cancro faz um balanço de 2010: foram atendidas mais de 2.200 chamadas e respondidos mais de 470 e-mails. 

Não são só as mulheres que procuram a Linha Cancro: o cancro da próstata registou uma procura na ordem dos 3,4%. Ainda assim, regista-se um elevado nível de anonimato, pelos 27% de utentes que não sabiam ou preferiram não responder sobre o tipo de cancro que pretendiam informação.

62,5% dos utentes desta linha são os próprios doentes em detrimento dos 37,5% de familiares que procuram a Linha Cancro.  26,4% dos utilizadores procurou informação sobre a doença, 20,7% quis saber mais informação sobre os direitos gerais das pessoas com cancro, 16,7% não especificaram e 9,6% procuraram apoio psicológico. Estes motivos principais representam 73,4% do total de ocorrências registadas. O tempo médio de interacção numa chamada em 2010 é de oito minutos e meio.

“Estamos satisfeitos com os resultados deste projecto. A Liga conta com o aumento de chamadas durante este ano, para chegar a mais pessoas e dar o apoio necessário na luta contra a doença”, antevê Carlos de Oliveira, presidente da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

42,6% das chamadas em 2010 provêem do distrito de Lisboa, 16,8% do Porto e 4,9% de Coimbra. Os dez distritos com maior representatividade apresentam 88,3% dos utentes da Linha Cancro. Em suma, mais de 50% dos contactos recebidos são oriundos de distritos localizados no sul do país.

O dia da semana em que se regista uma maior afluência é a segunda-feira (23%) e a maior procura concentra-se entre as 11 e as 16 horas.

Sobre a Linha Cancro:
Criada em Setembro de 2007, em fase piloto, e inaugurada a 4 de Fevereiro de 2008, é uma linha de apoio à pessoa com cancro e seus familiares da Liga Portuguesa Contra o Cancro, com a colaboração da Sanofi Pasteur MSD. A ajuda disponibilizada na Linha Cancro centra-se em quatro áreas de intervenção: o apoio social, o apoio emocional, o esclarecimento sobre a respectiva legislação e os direitos da pessoa com doença oncológica, além de informações sobre a doença e o seu respectivo tratamento. O número 808 255 255 funciona de segunda a sexta-feira, entre as 9h e as 18h e através do e-mail: linhacancro@ligacontracancro.pt
Este serviço é constituído por uma equipa de enfermeiros e psicólogos especializados em oncologia, disponíveis para motivar e complementar o acompanhamento médico.

Sobre o Dia Mundial de Luta Contra o Cancro:
A data foi definida, em 2000, pela União internacional Contra o Cancro (UICC) , na denominada Carta de Paris. O documento serve para divulgar os problemas relacionados com o risco, o diagnóstico e o tratamento de doentes com cancro. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que, sem intervir sobre o problema, até 2015 devam morrer vítimas de cancro 84 milhões de pessoas.

Projecto "um dia pela vida": reunião na Freguesia de Água de Pena

Caros,

informamos que a reunião da Freguesia de Água de Pena do projecto "Um dia pela vida" ocorrerá na Casa do Povo de Água de Pena, no dia 24 de Fevereiro de 2011, pelas 19h:30min. Todos podem participar na reunião!

Contamos com a participação de TODOS! Inscrevam-se! Formem equipas!

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Próxima reunião do Projecto "Um dia pela vida" - Freguesia do Santo da Serra


Caros,

a próxima reunião do projecto "Um dia pela vida" ocorrerá na Casa do Povo do Santo da Serra, no dia 23 de Fevereiro de 2011, pelas 19h:00min. Todos podem participar na reunião!

Contamos com a participação de TODOS! Inscrevam-se! Formem equipas!

Alguns tipos de cancro podem ser detectados antes de causarem problemas

Alguns tipos de cancro podem ser detectados antes de causarem problemas. Fazer exames para despiste do cancro, ou de alguma condição que possa levar a cancro, em pessoas que não têm sintomas, chama-se rastreio.
O rastreio pode ajudar o médico a encontrar e tratar, precocemente, alguns tipos de tumores. Geralmente, o tratamento para o cancro é mais eficaz quando a doença é detectada cedo, ou seja, ainda em fase precoce.
Os exames de rastreio são muito usados para despistar o cancro da mama, do colo do útero, do cólon e do recto:
  • Mama: a mamografia é a melhor forma para detectar o tumor em estadio inicial. A mamografia é uma imagem da mama, feita com raios-X. É recomendável que as mulheres, a partir dos 40 anos, façam uma mamografia anual ou de 2 em 2 anos; mulheres que tenham risco aumentado para ter cancro da mama, devem falar com o médico para saber qual a frequência com que devem fazer a mamografia. A partir dos 45 anos e em localidades já cobertas pelo Programa de Rastreio de Cancro da Mama, as mulheres devem integrar o Programa de Rastreio e repetir a mamografia de 2 em 2 anos;
  • Colo do útero: o teste dePapanicolau, também chamado de esfregaço do colo do útero ou do cérvix, é usado para observar as células do colo do útero. Num laboratório é, então, feito o rastreio de células cancerígenas ou de alterações que possam levar a cancro, incluindo alterações causadas pelo papiloma vírus humano (factor de risco mais importante para cancro do colo do útero). O Papteste deverá ser repetido, pelo menos, uma vez de 3 em 3 anos.
  • Cólon e recto: são usados vários testes de rastreio para detectar polipos (massas), tumores, ou outras alterações no cólon e no recto. A partir dos 50 anos, deverá ser feito o despiste do cancro do cólon e recto. Se tiver risco aumentado de ter cancro do cólon e recto, deve falar com o médico, para saber qual a frequência com que deve fazer os exames de rastreio.
    1. Sangue oculto nas fezes: por vezes, o tumor ou os polipos sangram. Esta análise permite detectar pequenas quantidades de sangue nas fezes.
    2. Sigmoidoscopia: recorrendo a um tubo flexível com luz e com uma câmara na extremidade, chamado sigmoidoscópio, o médico observa as paredes interiores do recto e a parte baixa do cólon; permite fazer biópsias e, regra geral, os polipos podem ser removidos através deste tubo.
    3. Colonoscopia: usando um tubo longo flexível iluminado, chamado colonoscópio, cuja luz se transmite até à ponta distal do aparelho, e onde existe um sistema de câmara que capta a imagem e envia para um monitor, o médico pode observar internamente o recto e todo o cólon (direito e esquerdo). Permite fazer biópsias e, regra geral, os polipos podem ser removidos através deste tubo.
    4. Clister opaco de duplo-contraste: este exame radiológico é efectuado por injecção de uma solução de bário, através do recto; em seguida, é bombeado ar para dentro do recto: o bário e o ar melhoram as imagens de raios-X do cólon e do recto.
    5. Toque rectal: um exame rectal faz, geralmente, parte de um exame físico de rotina. O médico, depois de calçar umas luvas, insere um dedo lubrificado no recto; este exame permite detectar se há dor, sangue ou alterações no ânus (parte distal do recto) - só permite examinar a parte inferior do recto.
Adicionalmente, poderá ter ouvido falar de outros exames, utilizados para excluir a possibilidade de ter cancro noutras partes do corpo. Nesta altura, não se sabe se o rastreio de rotina com esses testes é, realmente, eficaz e se permite salvar vidas. No entanto, a investigação continua, para se saber mais acerca do rastreio dos cancros da mama, do colo do útero, do cólon, do pulmão, dos ovários, da próstata e da pele.
O médico, antes de sugerir um exame de rastreio, considera diversos factores, relacionados com o teste e com o tumor que esse teste pode detectar. É, ainda, dada especial atenção ao risco pessoal para desenvolver certos tipos de tumores. Exemplo de factores a considerar: idade, história clínica, saúde geral, história familiar e estilo de vida. O médico deve, ainda, ter em conta a precisão do teste, os possíveis efeitos nocivos do próprio teste, o risco dos exames clínicos de seguimento ou da cirurgia que a pessoa possa ter que fazer, para verificar se o resultado anómalo de um teste significa a presença de um tumor. São, ainda, considerados os riscos e benefícios do tratamento, caso os testes detectem um tumor e ainda se o tratamento é eficaz naquela situação e quais os efeitos secundários que origina.
Deve falar com o médico acerca dos possíveis benefícios e riscos de fazer o despiste de qualquer tipo de cancro. A decisão de fazer o rastreio, bem como outras decisões médicas, é pessoal; só deverá decidir depois de se ter informado acerca dos prós e contras do rastreio.
Relativamente ao rastreio, poderá colocar algumas questões ao médico:
  • Que exames são recomendados na minha situação?
  • Quanto custam os exames médicos? Será que o meu seguro médico vai comparticipar os exames de rastreio?
  • Os exames vão doer? Existem riscos?
  • Quanto tempo depois de fazer os exames saberei os resultados?
  • Se os resultados apresentarem um problema, como é que o médico vai saber se eu tenho cancro?

Fonte: National Cancer Institute • Com o apoio 

sábado, 12 de fevereiro de 2011

HISTÓRIA FAMILIAR DE CANCRO

A maioria dos cancros desenvolve-se devido a alterações (mutações) nos genes. Uma célula normal pode tornar-se numa célula cancerígena, após ocorrerem uma série de alterações genéticas. O tabaco, alguns vírus, ou outros factores relacionados com o estilo de vida das pessoas ou com o ambiente, podem originar essas alterações em determinados tipos de células.
Algumas alterações genéticas, que aumentam o risco de cancro, passam de pais para filhos. Na altura do nascimento, estas alterações estão presentes em todas as células do organismo.
O cancro "familiar" é raro. No entanto, alguns tipos de cancro ocorrem mais frequentemente em algumas famílias do que no resto da população. Por exemplo, o melanoma e o cancro da mama, ovário, próstata, e cólon são, por vezes, de origem "familiar"; vários casos do mesmo tipo de tumor, numa família, podem estar ligados a alterações genéticas herdadas, que podem aumentar a probabilidade de desenvolver cancro. No entanto, factores ambientais podem, também, estar envolvidos. Na maioria das vezes, os casos de múltiplos tumores na mesma família, são apenas coincidência.
Se acha que tem um padrão para determinado tipo de cancro na sua família, deverá informar o médico; assim, o médico poderá tentar reduzir o seu risco de cancro e poderá sugerir exames que permitam detectar o tumor precocemente.
Se tem, ou pensa ter história familiar de cancro, deve questionar o médico acerca dos testes genéticos; só assim podem ser investigadas certas alterações genéticas hereditárias, que aumentam a probabilidade de desenvolver cancro. No entanto, herdar uma alteração genética não significa, necessariamente, que vai desenvolver cancro: significa que tem maior probabilidade de desenvolver a doença.
Fonte: National Cancer Institute • Com o apoio 

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Amigos...

Este ano em que a Liga Portuguesa Contra o Cancro comemora os 70 anos de 'vida' e o nosso Núcleo Regional os 25, vão acontecer várias actividades a nível Nacional e Regional!

Aqui, na Madeira, vamos Celebrar mais Um Dia Pela Vida!  Este ano será no Concelho de Machico, com iníco no dia 12 de Março e encerramento a 21 e 22 de Maio!

Quem participou em 2009 e não se recorda da Festa de Encerramento do UDPV no dia 26 de Setembro no Parque de Santa Catarina!!!!????
 
Amigos, vamos todos participar no UDPV de Machico!  Vamos criar equipas ..... Vamos todos Celebrar, Recordar, Lutar!

Cada dia que passa é mais uma batalha contra o CANCRO!  Não podemos ficar parados, indiferentes ... Sabem que as taxas de incidência são já de, para os homens, de 1 em cada 2 e para as mulheres, de 1 em cada 3!?....

Contamos com a participação de TODOS!!!! Inscrevam-se!

Consultem o Blog!!! :)

Ficam aqui os contactos:

Obrigada!
Um abraço!
Isabel da Veiga França Aguiar - NRM LPCC pres
Tlm 938435739

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

CANCRO E NUTRIÇÃO E ACTIVIDADE FÍSICA

É importante que uma pessoa com cancro tenha cuidados adicionais no seu dia-a-dia, nomeadamente fazer uma alimentação saudável e equilibrada, praticar exercício físico (desde que não haja contra-indicação médica) e, dentro do possível, manter as actividades diárias.

Quanto à alimentação, o organismo precisa de calorias suficientes para manter um peso adequado, bem como proteínas, para manter a força; comer bem pode ajudar a sentir-se melhor e a ter mais energia.

Por vezes, durante ou logo após o tratamento, pode não sentir vontade de comer. Pode sentir-se desconfortável ou cansado, pode achar que a comida não lhe sabe tão bem como de costume. Adicionalmente, os efeitos secundários do tratamento, como a falta de apetite, náuseas, vómitos ou feridas na boca, podem ser um problema. O médico, o nutricionista, ou outro profissional de saúde, podem dar-lhe sugestões para uma boa alimentação.

Regra geral, as pessoas sentem-se melhor quando permanecem activas: andar, nadar, fazer yoga, bem como outro tipo de actividades, podem ajudar a manter a força e a aumentar a energia. O exercício pode, ainda, ajudar a reduzir as náuseas e a dor, tornando mais fácil lidar com o tratamento e pode aliviar o stress . Qualquer que seja a actividade física escolhida, deve falar com o médico antes de a iniciar. Do mesmo modo, se essa actividade lhe causar dor ou outro tipo de problemas, não deixe de falar nisso ao médico.

Fonte: National Cancer Institute • Com o apoio 

1.ª Reunião da Comissão Local

No próximo dia 15 de Fevereiro de 2011, pelas 19h:00min, reune-se na Junta de Freguesia de Machico a Comissão Local do Projecto "Um dia pela vida" para delinear as estratégias a implementar no Concelho de Machico durante os meses de Março, Abril e Maio do corrente ano.
A cerimónia de abertura do Projecto "Um dia pela vida" realiza-se no dia 12 de Março de 2011, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Machico.
A Festa de Encerramento acontecerá no Largo da Praça, Cidade de Machico, nos dias 21 e 22 de Maio de 2011 durante 24 horas consecutivas.

Participe! Inscreva uma equipa! Ajude quem mais precisa!

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Factores de risco mais comuns do cancro

Muitas vezes, os médicos não conseguem explicar porque é que uma pessoa desenvolve cancro e outra não. No entanto, a investigação demonstra que determinados factores de risco aumentam a probabilidade de uma pessoa vir a desenvolver cancro. Globalmente, os factores de risco mais comuns, para o cancro, são apresentados em seguida:
  • Envelhecimento.
  • Tabaco.
  • Luz solar.
  • Radiação ionizante.
  • Determinados químicos e outras substâncias.
  • Alguns vírus e bactérias.
  • Determinadas hormonas.
  • Álcool.
  • Dieta pobre, falta de actividade física ou excesso de peso.
Muitos destes factores de risco podem ser evitados. Outros, como por exemplo a história familiar, não podem; como tal, é importante referir sempre ao médico quaisquer dados clínicos familiares relevantes que existam na família. Relativamente aos factores de risco conhecidos, que não sejam "familiares" (como a exposição excessiva à luz solar, o tabaco, o álcool, a dieta rica em gorduras, a falta de exercício físico, etc.) deve, sempre que possível, evitá-los.´Se pensa que pode apresentar risco aumentado para ter cancro, deverá discutir essa preocupação com o médico; poderá saber como reduzir o risco e qual será o calendário ideal para fazer exames regulares. Com o passar do tempo, vários factores podem agir conjuntamente, para fazer com que células normais se tornem cancerígenas. Quando se avalia o risco de ter cancro, devem sempre ser considerados esses factores:
  • Nem tudo causa cancro.
  • O cancro não é causado por uma ferida, um inchaço ou uma equimose.
  • O cancro não é contagioso: ninguém ?apanha? cancro de outra pessoa.
  • Estar infectado com um vírus ou bactéria poder aumentar o risco para alguns tipos de cancro.
  • Se tiver um ou mais factores de risco, não quer dizer que venha a ter cancro; a maior parte das pessoas que têm factores de risco nunca irá desenvolver cancro.
  • Algumas pessoas são mais sensíveis que outras, aos factores de risco conhecidos.
Em seguida, será apresentada informação mais detalhada sobre os factores de risco mais comuns para cancro.
ENVELHECIMENTO
O factor de risco mais importante para ter cancro é o envelhecimento. A maioria dos cancros ocorre em pessoas com mais de 65 anos. No entanto, o cancro pode surgir em pessoas de todas as idades, incluindo crianças.
TABACO
O uso do tabaco é a causa de morte que mais se pode prevenir. Em Portugal, todos os anos morrem cerca de 3100 pessoas com cancro do pulmão. Usar produtos de tabaco ou estar regularmente em contacto com o fumo (fumador ambiental, passivo ou secundário), aumenta o risco de cancro. É mais provável que os fumadores desenvolvam cancro dos pulmões, laringe, boca, esófago, bexiga, rins, garganta, estômago, pâncreas ou colo do útero, do que os não fumadores. Também é mais provável que desenvolvam leucemia mielóide aguda (tumor que tem início nas células do sangue). As pessoas que usam tabaco sem fumo, como o tabaco para cheirar ou para mastigar, têm risco aumentado para cancro da boca. Deixar de fumar é importante para qualquer pessoa que use tabaco, mesmo para pessoas que fumaram durante muitos anos; o risco de ter cancro em pessoas que deixam de fumar é menor do que o risco das pessoas que continuam a fumar; no entanto, o risco de ter cancro é, geralmente, mais baixo nas pessoas que nunca fumaram. Para pessoas que já tiveram cancro, deixar de fumar pode reduzir a probabilidade de terem outro cancro. Se quiser deixar de fumar, consulte o seu médico; já existem diversos medicamentos ou terapêuticas de substituição da nicotina, como um adesivo, uma pastilha elástica, um rebuçado, um spray nasal ou um inalador.
LUZ SOLAR
A radiação ultravioleta (UV) provém do sol, de lâmpadas solares e de câmaras de bronzeamento; provoca envelhecimento precoce da pele e alterações que podem originar cancro de pele. Os médicos encorajam as pessoas de todas as idades a limitar o tempo de exposição ao sol, bem como a evitar outras fontes de radiação UV:
  • Sempre que possível, evite o sol do meio-dia (meio da manhã até ao fim da tarde).
  • Deve proteger-se da radiação UV reflectida pela areia, água, neve e gelo: as radiações UV "atravessam" as roupas leves, os vidros do carro e as janelas. Use mangas compridas, calças, chapéu de aba larga e óculos de sol com lentes que absorvam os raios UV.
  • Use sempre protector solar, pois pode ajudar a prevenir o cancro de pele, especialmente se o protector solar tiver um factor de protecção solar (SPF) igual ou superior a 15; ainda assim, o sol do "meio-dia" deve ser evitado e deve usar roupas que protejam eficazmente a pele.
  • Não utilize lâmpadas solares nem câmaras de bronzeamento (solários); ao contrário do que se possa pensar, estas fontes de radiação não são mais seguras que a luz directa do sol.
  • Proteja-se do sol.
RADIAÇÃO IONIZANTE
A radiação ionizante pode causar danos na pele que levam à formação de tumores. Este tipo de radiação provém de raios que entram na nossa atmosfera (terrestre), vindos do espaço exterior, poeiras radioactivas, gás radão, raios-X, entre outras fontes. As poeiras radioactivas podem provir de acidentes de fábricas de energia nuclear ou da produção, teste ou uso de armas radioactivas. As pessoas expostas às poeiras radioactivas, apresentam um risco aumentado de ter cancro, especialmente leucemia e cancros da tiróide, mama, pulmão e estômago.
O radão é um gás radioactivo que não se vê, não se cheira e não tem sabor. Forma-se no solo e nas rochas. As pessoas que trabalham em minas podem estar expostas ao gás radão. Em algumas zonas do país, encontra-se radão. As pessoas expostas ao radão apresentam um risco aumentado para terem cancro do pulmão.
Alguns procedimentos médicos são uma fonte de radiação:
  • Os médicos usam a radiação (raios-X de baixa dose) para fazer imagens do interior do nosso corpo (radiografias). Estas imagens ajudam a diagnosticar, por exemplo, ossos partidos, entre outros problemas.
  • Os médicos usam, também, a radioterapia para tratar o cancro (radiação de dose elevada, emitida por grandes máquinas ou por substâncias radioactivas). O risco de cancro, a partir de raios-X de baixa dose, é extremamente pequeno. O risco da radioterapia é ligeiramente maior. Para ambos, o benefício é quase sempre superior ao pequeno risco.
  • Se pensa que está em risco de cancro, devido a radiações, deve falar com o médico.
  • Fale com o médico ou dentista acerca da necessidade de fazer um raio-X; deverá, também, pedir que seja utilizada protecção nas partes do corpo que não necessitem de aparecer, em detalhe, na imagem.
  • As pessoas com cancro devem falar com o médico, relativamente à possibilidade do tratamento com radiação (radioterapia) poder aumentar o risco de, mais tarde, ter um segundo cancro.
DETERMINAÇÃO QUÍMICOS E OUTRAS SUBSTÂNCIAS
Pessoas com determinados empregos (pintores, trabalhadores da construção civil e da indústria química), apresentam um risco aumentado para desenvolver um tumor. Muitos estudos demonstraram que a exposição ao amianto, benzeno, cádmio, níquel ou cloreto de vinilo, no local de trabalho, podem causar cancro. Siga sempre as instruções e conselhos de segurança, para evitar ou reduzir o contacto com substâncias perigosas, tanto no emprego como em casa. Apesar de o risco ser maior para trabalhadores com anos de exposição, também em casa deverá ter cuidado, quando manipula pesticidas, óleo de motor usado, tinta, solventes e outros químicos.
ALGUNS VÍRUS E BACTÉRIAS
Estar infectado com determinados vírus e bactérias pode aumentar o risco de desenvolver alguns tumores:
  • Vírus do Papiloma humano (HPV): a infecção por HPV é a principal causa de cancro do colo do útero; pode, ainda, ser um factor de risco para outro tipo de tumores.
  • Vírus da hepatite B e C: o cancro do fígado pode desenvolver-se, muitos anos depois da infecção com hepatite B ou hepatite C.
  • Vírus dos linfomas T humanos (HTLV-1): a infecção por HTLV -1 aumenta o risco de desenvolver linfoma e leucemia.
  • Vírus da imunodeficiência humana (HIV): o HIV é o vírus que provoca a SIDA (síndrome da imunodeficiência adquirida). As pessoas que estão infectadas com o HIV , têm maior risco de desenvolver cancro: linfoma e um tipo de tumor raro, chamado Sarcoma de Kaposi .
  • Vírus de Epstein-Barr (EBV): a infecção com EBV tem sido associada a um risco aumentado de linfoma.
  • Vírus do Herpes Humano 8 (HHV8): este vírus é factor de risco para o Sarcoma de Kaposi .
  • Helicobacter pylori: esta bactéria pode causar úlceras no estômago; pode, ainda, causar cancro do estômago e linfoma, no revestimento do estômago.
Não tenha relações sexuais sem protecção; não partilhe agulhas ou quaisquer objectos cortantes ou que possam estar contaminados com sangue. Se não for prudente, pode "apanhar" uma infecção por HPV ou por HIV , pode apanhar hepatite B ou hepatite C.
Poderá considerar fazer a vacina que previne a hepatite B. Os profissionais de saúde e todas as pessoas que estejam em contacto com sangue de outras pessoas, devem pedir ao médico para fazer esta vacina. Se pensa que pode estar em risco para infecção por HIV ou hepatite, peça ao médico para fazer o teste; estas infecções podem não causar sintomas, mas as análises ao sangue detectam se o vírus está presente. Se assim for, o médico poderá tratar a infecção. O médico pode, também, explicar como evitar infectar outras pessoas.
Se tem problemas de estômago regulares, vá ao médico; a infecção por H. Pylori pode ser detectada e tratada.
DETERMINADAS HORMONAS
Os médicos podem recomendar tratamento com hormonas (apenas estrogénio ou estrogénio com progesterona), para ajudar a controlar alguns problemas que podem surgir durante a menopausa, como afrontamentos, secura vaginal e enfraquecimento dos ossos. No entanto, alguns estudos demonstram que a terapêutica hormonal, na menopausa, pode causar efeitos secundários graves: pode aumentar o risco de cancro da mama, de enfarte do miocárdio, de acidente vascular cerebral ou formação de trombos (pequenos coágulos de sangue que podem entupir veias ou artérias). Uma mulher que esteja a pensar fazer terapêutica hormonal, na menopausa, deve discutir os possíveis riscos e benefícios com o médico.
ÁLCOOL
Beber mais de duas bebidas alcoólicas por dia, durante muitos anos, pode aumentar a probabilidade de desenvolver cancro da boca, da garganta, do esófago, da laringe, do fígado e da mama. O risco aumenta com a quantidade de álcool que uma pessoa bebe. Na maioria destes cancros, o risco é mais elevado se a pessoa também fumar. As pessoas que bebem, devem fazê-lo com moderação: significa não beber mais do que uma bebida alcoólica por dia, nas mulheres e não mais que duas bebidas alcoólicas por dia, nos homens.
DIETA POBRE, FALTA DE ACTIVIDADE FÍSICA OU EXCESSO DE PESO
As pessoas que têm uma dieta pobre, que não praticam actividade física suficiente, ou que têm excesso de peso, podem ter um risco aumentado para vários tipos de cancro. Por exemplo, alguns estudos sugerem que as pessoas cuja dieta é rica em gorduras, têm um risco aumentado para cancro do cólon, do útero e da próstata. Por outro lado, a falta de actividade física e o excesso de peso, são factores de risco para cancro da mama, do cólon, do esófago, dos rins e do útero.
Faça uma dieta rica em frutas e vegetais.
Fazer uma dieta saudável, ser fisicamente activo e manter um peso adequado, pode ajudar a reduzir o risco de desenvolver cancro. Para tal, o médico sugere:
  • Coma bem: uma dieta saudável inclui muitos alimentos ricos em fibra, vitaminas e minerais: inclui pão e cereais integrais e 5 a 9 doses de fruta e vegetais, todos os dias. Uma dieta saudável significa, também, limitar os alimentos ricos em gordura, como manteiga, leite gordo, fritos e carne vermelha (vaca, porco).
  • Seja activo e mantenha um peso adequado: a actividade física pode ajudar a controlar o peso e a reduzir a gordura corporal. A maioria dos investigadores concorda que um adulto deve fazer actividade física moderada, tal como andar energicamente, durante pelo menos 30 minutos, em 5 ou mais dias da semana.
Fonte: National Cancer Institute • Com o apoio 

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Dia Mundial Contra o Cancro

Por iniciativa da União Internacional Contra o Cancro, assinala-se a 4 de Fevereiro o Dia Mundial Contra o Cancro.
Logotipo do Dia Mundial contra o Cancro 2011
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, o cancro é uma das principais causas de morte no mundo. Estima-se que a doença será responsável por 84 milhões de mortes entre 2005 e 2015.
Enquadrada na Campanha Mundial do Cancro, a celebração do Dia Mundial baseia-se na Carta de Paris, aprovada em 4 de Fevereiro de 2000, na Cimeira Mundial Contra o Cancro para o Novo Milénio.
A Carta apela à aliança entre investigadores, profissionais de saúde, doentes, governos e parceiros da indústria no âmbito da prevenção e tratamento do cancro.

Ajudar a Liga Portuguesa Contra o Cancro sem gastar nada!

A Lei n.º 16/2001 (artigo 32 n.º 4 e 6) regulamenta estes actos de solidariedade através da consignação do imposto já liquidado pelo cidadão contribuinte. A contribuição através da Declaração de Rendimentos é um acto de Responsabilidade Social que visa apoiar todas as pessoas mais desfavorecidas na sociedade.



De uma forma simples e sem qualquer encargo para si, 0,5% do seu IRS será destinado pelo estado à Liga, estando assim a contribuir para o desenvolvimento de programas de educação para a saúde, diagnóstico precoce do cancro, apoio ao doente oncológico e a investigação científica em oncologia.

 
Ao preencher a sua declaração de IRS, indique o número de contribuinte da Liga (NIF) - 500 967 768 - no quadro 9 do anexo H.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Olá Machico...

O projecto "Um Dia Pela Vida" tem o seu lançamento oficial em Machico no dia 12 de Março, na Câmara Municipal de Machico.

Durante os meses de Março, Abril e Maio pedimos a todos os habitantes do concelho que participem num conjunto de actividades de angariação de fundos e esclarecimento da população sobre as formas de prevenir o cancro. Juntos, usando a nossa boa-vontade e imaginação, podemos ajudar a Liga Portuguesa Contra o Cancro - Delegação Regional da Madeira a espalhar a sua mensagem de Esperança e Coragem.

No dia 21 e 22 de Maio, durante 24 horas e numa grande Festa de Encerramento, no Largo da Praça - Machico, caminharemos juntos pela Vida, em homenagem a todos os que lutaram e lutam contra a doença, celebraremos a solidariedade.

Neste espaço daremos contactos, notícias e iremos actualizando as informações sobre o calendário e localização das actividades programadas.

Contamos com o seu apoio!

O que é o Cancro?

O CANCRO
No mundo inteiro, milhões de pessoas vivem com o diagnóstico de cancro.
A investigação constante, numa área de intervenção tão importante como o cancro é, inquestionavelmente, necessária. Cada vez se sabe mais sobre as suas causas, sobre a forma como se desenvolve e cresce, ou seja, como progride. Estão, também, a ser estudadas novas formas de o prevenir, detectar e tratar, tendo sempre em atenção a melhoria da qualidade de vida das pessoas com cancro, durante e após o tratamento.

O QUE É O CANCRO?
O cancro é a proliferação anormal de células.
O cancro tem início nas células; um conjunto de células forma um tecido e, por sua vez, os tecidos formam os órgãos do nosso corpo. Normalmente, as células crescem e dividem-se para formar novas células. No seu ciclo de vida, as células envelhecem, morrem e são substituídas por novas células.
Algumas vezes, este processo ordeiro e controlado corre mal: formam-se células novas, sem que o organismo necessite e, ao mesmo tempo, as células velhas não morrem. Este conjunto de células extra forma um tumor.
Nem todos os tumores correspondem a cancro. Os tumores podem ser benignos ou malignos.
Os tumores benignos não são cancro:
  • Raramente põem a vida em risco;
  • Regra geral, podem ser removidos e, muitas vezes, regridem;
  • As células dos tumores benignos não se "espalham", ou seja, não se disseminam para os tecidos em volta ou para outras partes do organismo (metastização à distância).
Os tumores malignos são cancro:
  • Regra geral são mais graves que os tumores benignos;
  • Podem colocar a vida em risco;
  • Podem, muitas vezes, ser removidos, embora possam voltar a crescer;
  • As células dos tumores malignos podem invadir e danificar os tecidos e órgãos circundantes; podem, ainda, libertar-se do tumor primitivo (primitivo) e entrar na corrente sanguínea ou no sistema linfático - este é o processo de metastização das células cancerígenas, a partir do cancro original (tumor primário), formando novos tumores noutros órgãos.
O nome dado à maioria dos cancros provém do tumor inicial. Por exemplo, o cancro do pulmão tem início no pulmão e o cancro da mama tem início na mama. O linfoma é um cancro que tem início no sistema linfático e a leucemia tem início nas células brancas do sangue (leucócitos).
As células cancerígenas podem "viajar" para outros órgãos, através do sistema linfático ou da corrente sanguínea. Quando o cancro metastiza, o novo tumor tem o mesmo tipo de células anormais do tumor primário. Por exemplo, se o cancro da mama metastizar para os ossos, as células cancerígenas nos ossos serão células de cancro da mama; neste caso, estamos perante um cancro da mama metastizado, e não um tumor ósseo, devendo ser tratado como cancro da mama.
Fonte: National Cancer Institute • Com o apoio 

Comemoração dos 70 anos da LPCC



Em 2011, comemoram-se os 70 anos da nossa Instituição. Consciente da importância de assinalar este aniversário, a Direcção Nacional vai promover, de Janeiro a Dezembro, de norte a sul do país, numerosas actividades sócio-culturais, científicas, de divulgação e angariação de fundos.
Neste contexto de actuação, foram criadas quatro Comissões: uma Comissão Executiva, na qual participam a maior parte dos membros dos Órgãos Directivos da LPCC, bem como personalidades externas, entre as quais o Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa; uma Comissão de Patronos, presidida pelo Dr. Francisco Pinto Balsemão, cujo objectivo é ajudar a Comissão Executiva a planear eventos de âmbito regional ou nacional; uma Comissão Científica, com o propósito de desenvolver actividades científicas vocacionadas para a divulgação da prevenção da doença oncológica junto do público e grupos profissionais na área da educação; e, finalmente, uma Comissão de Honra, presidida pelo Presidente da República.
As comemorações do 70º aniversário da LPCC têm como objectivos: divulgar mensagens na vertente da educação para a saúde e da prevenção do cancro; divulgar o apoio à investigação e à formação profissional na área da oncologia; estimular a criação de parcerias com outras entidades; e aumentar a angariação de fundos para a luta contra o cancro.

Em 2011, junte-se às comemorações dos 70 anos da LPCC. Juntos, venceremos o cancro!

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

_Não deixe que um dia tudo mude..._

Não deixe que um dia tudo mude,
Que um dia, a Vida tome outro rumo...
Sem que se aperceba, que não tem como voltar atrás...
Esteja atento aos sinais do seu corpo...previna-se!
O Cancro, não é sentença de morte!

Autora/testemunho
Joana Filipa Carvalho

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

_JUNTOS, VENCEREMOS O CANCRO!_

70 ANOS DA LIGA PORTUGUESA CONTRA O CANCRO

A história da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) teve início no ano de 1931, quando um grupo de senhoras criou a “Comissão Iniciativa Particular de Luta Contra o Cancro”. O trabalho destas senhoras, na prevenção do cancro e promoção da saúde, foi tão notável que, a 4 de Abril de 1941, por proposta do Professor Doutor Francisco Gentil, foi fundada legalmente a Liga Portuguesa Contra o Cancro.
Em 2011, comemoram-se os 70 anos da nossa Instituição. Consciente da importância de assinalar este aniversário, a Direcção Nacional vai promover, de Janeiro a Dezembro, de norte a sul do país, numerosas actividades sócio-culturais, científicas, de divulgação e angariação de fundos.

DISTRITO DE VIANA DO CASTELO 

O mês de Janeiro foi dedicado ao Distrito de Viana do Castelo, no qual foram desenvolvidas diversas acções de sensibilização junto da população. Neste âmbito 1900 alunos do Agrupamento de Escolas de Valdevez saíram à rua, acompanhados pelos professores e uma representante da LPCC, para, numa atitude simbólica, assinalarem esta data com uma caminhada. A iniciativa contou com o apoio da Câmara Municipal através da disponibilização de verbas para a aquisição de t-shirts alusivas ao evento.

DISTRITO DE COIMBRA

O mês de Fevereiro será dedicado ao Distrito de Coimbra e estão planeadas um grande número de iniciativas nos diversos concelhos. Destacamos:
  • Marcha Solidária Contra o Cancro, Arganil, 12 de Fevereiro;
  • Espectáculo Musical, Tábua, 19 de Fevereiro;
  • Caminhada, Penela, 19 de Fevereiro;
  • Espectáculo Musical, Soure, 20 de Fevereiro;
  • Jantar de Beneficência, Mira e Miranda do Corvo, 25 de Fevereiro;
  • La Vie en Rose, Figueira da Foz, 27 de Fevereiro;
Para conhecer com maior detalhe as acções comemorativas dos 70 anos da Liga Portuguesa Contra o Cancro clique aqui.